25 de dezembro | 2024

As “Quatro Marias” são mulheres que confrontam as dores das traições conjugais

Compartilhe:

O Que Me Falta…

Após se especializar em acessibilidade e adequar toda uma vida para receber Carolina, sua filha com paralisia cerebral, o profissional da área de arquitetura e escritor Mário Cezar da Silveira se dedica à literatura como ferramenta de conscientização.  Agora, em homenagem à sogra, com quem conviveu diariamente quando acometida pelo Alzheimer, o autor imprime os desafios reais de muitas famílias que enfrentam a doença em “O Que Me Falta…”. A partir de pesquisas e investigações com psiquiatras, gerontologistas e neurologistas, Mário busca despertar no leitor a necessidade de reconectar laços e estimular uma sociedade mais acessível. Anna, a protagonista, entregou 58 anos de casamento a um homem castrador, foi furtada de viver um grande amor. Com a morte do marido, ela passa a querer criar novas memórias, e mais uma vez é interrompida, desta vez, pelo Alzheimer. A obra mostra as dores de quem lida com os problemas que a enfermidade traz. Hellen, filha de Anna, vive o drama de voltar para casa, da qual foi expulsa pelo pai, para cuidar da mãe. Como cuidadora, ela passa a viver em conflito ao tentar se reconectar com a figura materna, que se perde em um universo a cada dia mais silencioso.  Sensível ao processo de apagamento da memória, o autor dá voz à protagonista, que narra como enfrenta as dificuldades de mobilidade, a rejeição dessa nova condição e um imenso sentimento de vazio, que só consegue preencher com o avanço do Alzheimer. Mário Cezar da Silveira apresenta, ainda, conflitos que podem abalar de forma irreparável as relações familiares, como a morte prematura de um filho, a falta de aceitação de transgeneridade e o preconceito racial. Com 172 páginas, o livro é um lançamento da Editora Letra D’Arte.

 

Quatro Marias 

As “Quatro Marias” são mulheres que confrontam as dores das traições conjugais e decidem batalhar contra a opressão de uma sociedade patriarcal. Independentemente do contexto social, econômico e cultural de cada época narrada nos contos, as protagonistas encontram maneiras de serem autônomas mesmo com os inúmeros empecilhos que dificultam a independência feminina. Resultado de uma extensa pesquisa histórica, a obra de Alvaro Mendes une ficção à realidade ao apresentar personagens que vivenciam acontecimentos marcantes do Brasil enquanto lidam com grandes problemas pessoais. Os textos atravessam o período colonial do Século XVI e os impactos da inquisição moderna em Portugal; a Inconfidência Mineira e a repressão experienciada pelas figuras revolucionárias; além dos contrastes entre as ideias de inovação da Semana de 22 e do Estado Novo em relação ao conservadorismo presente no núcleo familiar. O primeiro conto explora a vida de uma rica portuguesa que é obrigada a sair de seu país por causa do envolvimento do marido em falcatruas. A segunda narrativa acompanha uma mulher, também abastada, que se muda para o Rio de Janeiro quando o patriarca perde todo o dinheiro. O terceiro conto retrata a trajetória de uma operária negra, anarquista e filha de escrava casada com um escritor frustrado que não compartilha dos mesmos ideais. Já o último texto apresenta os conflitos vividos por uma personagem que relembra abusos diante dos pedidos de perdão da companheira. Com 128 páginas, o livro é um lançamento da Editora 7 Letras.

 

Agora Você Pode

Ao longo de mais de 40 anos, a escritora e palestrante Carla Elage trilhou o caminho do autoconhecimento em busca dos ensinamentos que apenas a autodescoberta pode oferecer. Essa trajetória, repleta de desafios, culminou em uma série de reinvenções de si mesma. Ela, que já fez de tudo um pouco – tem formação como fonoaudióloga e gestora de negócios, é especialista em comunicação e inteligência emocional, empresária e foi até chef de cozinha em diversos programas televisivos – decidiu compartilhar com o mundo as ferramentas que a fizeram protagonista da própria história no livro “Agora Você Pode”. Na obra, a autora explora o poder da neuroplasticidade do cérebro como caminho para desenvolver a capacidade de se adaptar a diferentes estímulos e formar novos hábitos. A partir dessa habilidade, é possível transformar perspectivas sobre o mundo e sobre experiências. Segundo Carla, essa é a chave para aprender a lidar com pensamentos negativos, controlar reações acaloradas, mudar comportamentos nocivos e superar crenças limitantes. Nas páginas, exercícios estimulam a aplicação de cada aprendizado no dia a dia. As atividades revelam, por exemplo, como analisar o resultado de uma situação desafiadora e considerar o que poderia ter sido diferente, como visualizar o que se espera da vida pessoal e profissional e como traçar um plano de ações para atingir esses objetivos. O protagonismo da vida não é algo que se ganha, mas sim que se conquista. Nesse sentido, “Agora Você Pode” serve como guia para devolver aos leitores o poder de moldar a própria história. Com tato e delicadeza, Carla Elage abre caminho para a recuperação da autoconfiança e demonstra que, com intenção e persistência, é possível criar estratégias para superar dificuldades e viver com mais paz, sucesso, autenticidade e amor-próprio. Com 192 páginas, o livro é um lançamento da Editora Literíssima.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas