25 de junho | 2024
As gravações de “A Caverna Encantada” já começaram
A nova novela infantil do SBT teve cenas dos primeiros capítulos gravadas no interior de Minas Gerais

A trama de “A Caverna Encantada” conta a história de Anna (Mel Summers), filha de Paulo (Elam Lima), um médico missionário. Os dois vivem juntos no norte de Minas Gerais até que Paulo recebe um chamado para uma missão perigosa e desaparece misteriosamente / GB Imagem

Os primeiros capítulos de “A Caverna Encantada” que está sendo escrita pela autora Iris Abravanel já foram gravados na cidade de Januária, no norte de Minas Gerais / GB Imagem

A equipe de produção da teledramaturgia passou quatros dias em visita técnica antes das gravações, que duraram cinco dias. O Parque Nacional do Peruaçu, com suas impressionantes cavernas, foi escolhido para representar a magia e o simbolismo central da novela / GB Imagem

O icônico Rio São Francisco, na vizinha Itacarambi, também serviu de cenário para algumas das cenas do folhetim / GB Imagem

Elenco de “A Caverna Encantada” que agora passa a gravar as cenas da nova novela nos estúdios do SBT / GB Imagem

A cantora sertaneja Ana Castela, carinhosamente apelidada de Boiadeira, foi a escolhida para interpretar a canção de abertura de “A Caverna Encantada” / Arquivo GB Imagem
“Caverna Encantada”, a nova novela infantil do SBT está em franca produção. Os primeiros capítulos da trama, que está sendo escrita pela autora Iris Abravanel e que tem direção-geral de Ricardo Mantoanelli, já foram gravados na cidade de Januária, no norte de Minas Gerais. Na história, Januária é o município onde Paulo (Elam Lima), um médico missionário, realiza seus trabalhos voluntários, enquanto sua filha Anna (Mel Summers) explora cavernas com objetivo de tornar-se uma futura arqueóloga.
A equipe de produção da teledramaturgia passou quatros dias em visita técnica antes das gravações, que duraram cinco dias. O Parque Nacional do Peruaçu, com suas impressionantes cavernas, foi escolhido para representar a magia e o simbolismo central da novela. Além disso, o icônico Rio São Francisco, na vizinha Itacarambi, também serviu de cenário para algumas das cenas do folhetim.
Com belas paisagens e grutas com pinturas rupestres, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um sítio arqueológico de 56.4488 hectares de extrema importância, com mais de 180 cavernas catalogadas.
A atriz Débora Duarte, filha de Lima Duarte, tem uma participação especial no primeiro capítulo. No SBT, ela esteve nas obras “Cortina de Vidro” (1989), o seriado “Grande Pai” (1991), contracenando com a filha Paloma Duarte, e na novela “Canavial de Paixões” (2003).
A cantora sertaneja Ana Castela, carinhosamente apelidada de Boiadeira, foi a escolhida para interpretar a canção de abertura de “A Caverna Encantada”. A artista, que se destacou nas redes sociais durante a pandemia e conquistou o público com seus sucessos, agora empresta sua voz para embalar a trama que promete cativar os telespectadores de todas as idades.
Ana Castela é um dos maiores cachês da música sertaneja e uma das intérpretes mais ouvidas do país. No YouTube, suas canções alcançaram a marca de 1 bilhão e meio de visualizações. São mais de 16 milhões de ouvintes mensais em um aplicativo de música e suas redes sociais também bombam com mais de 25 milhões de seguidores que acompanham cada passo deste novo ícone nacional. Com sua voz marcante e estilo inconfundível, Castela traz um toque especial à abertura da novela.
A composição foi feita pelo Thomas Roth, diretor musical de teledramaturgia do SBT, que conta as estratégias para a produção da abertura: “Quando eu era criança, em casa, meus pais, que eram alemães, ouviam, dentre várias coisas, muita música clássica. Isso foi muito importante na minha formação musical e cultural. Agora, eu busco imprimir para cada novela uma certa ‘cara’, uma linguagem, para não ficar naquela coisa óbvia de só criar e produzir ‘o que tá na moda’. Mas, claro, a gente não pode esquecer que novela é uma coisa popular, linguagem direta. Querer complicar vai dar ruim na certa. Então, para essa novela, ‘A Caverna Encantada’, eu decidi trabalhar com duas coisas para criar esse diferencial: primeiramente, trazer algumas músicas clássicas, mas rearranjadas com ritmos mais contemporâneos; e segundo, produzir algumas músicas com artistas já conhecidos do grande público. Assim, eu gravei com Supla, Tiê, Mauricio Manieri e, na abertura, com Ana Castela. E, claro, outros ainda poderão gravar conosco”.
“Eu escolhi uma obra emblemática para essa abertura: ‘Jesus Alegria dos Homens’, de Johann Sebastian Bach. A letra, claro, é um ‘resumo da ópera’, do conteúdo da novela, do espírito, emoção, mensagens que a equipe comandada por Dona Íris Abravanel, a autora da novela, escreveu. É meu papel traduzir isso em música, em sentimentos que queremos expressar, e eu tenho certeza que a novela vai agradar a toda a família brasileira e fazer muito sucesso. Estou muito feliz e grato por ter mais essa oportunidade tão especial”, conclui Thomas Roth.
Outro grande marco de “A Caverna Encantada” são os fantoches “muppet-style” (“estilo muppet”, em tradução livre), bonecos de pelúcia e boca de espuma manipulados por atores, dando liberdade de movimento e criando uma narrativa ao personagem.
Um fantoche já esteve presente nas telinhas da emissora, o “Chulé”, uma meia falante de “Carrossel”, porém, o personagem era apenas uma peça de roupa animada. Os fantoches humorísticos e surrealistas valorizam a fantasia e o lúdico. O uso de bonecos estilo muppet é novidade no SBT e um registro de expansão na televisão aberta brasileira.
Resumindo, a trama de “A Caverna Encantada” conta a história de Anna, filha de Paulo, um médico missionário. Os dois vivem juntos no norte de Minas Gerais. Paulo recebe um chamado para uma missão perigosa e, infelizmente, Anna não poderá acompanhá-lo. O pai deixa a filha num colégio interno no interior de São Paulo, onde a menina vai conviver com crianças bem diferentes. Paulo garante voltar no dia do aniversário da filha, mas misteriosamente, não retorna. Anna embarca numa jornada inesperada e descobrirá muito mais a respeito amigos do colégio, sua família e sobre ela mesma.
Se tudo der certo e o SBT não mudar de ideia, “A Caverna Encantada” deve estrear no finalzinho de julho, substituindo “A Infância de Romeu e Julieta”.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!