08 de agosto | 2022

As belas paisagens da novela para serem conferidas ao vivo, no Pantanal

Compartilhe:

O Pantanal vem passando por uma transformação profunda. Fazendas estão sendo adaptadas para funcionar como pousadas e os peões pantaneiros estão recebendo instruções para se tornarem eficientes guias turísticos / Divulgação

Uma paisagem exuberante de encher os olhos de turistas de todos os cantos do mundo. Assim é a paisagem do brasileiríssimo Pantanal / GB Imagem

Nesta época do ano as águas baixam e a vida aparece em todos os cantos. É a natureza que oferece um maravilhoso espetáculo no Pantanal / GB Imagem

No Pantanal o espetáculo oferecido pelas estas aves é inigualável. Várias espécies de pássaros dominam a paisagem e a sua algazarra quebra o habitual silêncio da planície pantaneira, do alvorecer ao pôr-do-sol / GB Imagem

O pôr-do-sol no Pantanal é um verdadeiro cartão-postal que não pode deixar de ser admirado por nenhum turista que visita o local / GB Imagem

Os jacarés, ariranhas e outros predadores se fartam com os cardumes de peixes, que começam uma fuga em busca dos grandes rios / GB Imagem

Vale conhecer a Transpantaneira. Seus 147 quilômetros ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, em Mato Grosso. É a rodovia que tem mais pontes no mundo, 126, cada uma delas um mirante com vista para a fauna e flora / GB Imagem

Assim como aconteceu na década de 1990, em sua primeira exibição, o remake da novela “Pantanal” está conquistando a cada dia mais telespectadores, interessados não apenas na trama do folhetim, mas também em admirar as belas paisagens pantaneiras que a novela mostra. Mas que tal conhecer tudo o que é mostrado na telinha pessoalmente?

O ponto alto do turismo na região do Pantanal é agora no inverno. Para quem gosta da natureza e da vida ao ar livre, é um verdadeiro paraíso. E não é só o brasileiro que se sente atraído, centenas de estrangeiros aportam todos os anos no Pantanal Mato-grossense, em busca de aventura, lazer e conhecimento.

Com o sucesso da novela, os olhos dos brasileiros estão voltados para o Pantanal. Maior planície inundável do planeta e lar de uma flora e fauna abundante, tem cerca de 140 mil km², sendo que 65% dessa área está no Mato Grosso do Sul.

Nesse paraíso natural, perfeito para safáris fotográficos, vivem em torno de 230 espécies de peixes, 650 de aves e dezenas de mamíferos e répteis. Garças e tuiuiús dividem o espaço com jacarés, sucuris, ariranhas e capivaras, enquanto tucanos e araras colorem os céus. Em meio ao mato, cervos, bugios e a majestosa onça-pintada podem ser admirados pelos visitantes.

Seja a cavalo, de barco ou em um veículo 4×4, há muitas formas de conhecer o Pantanal. Vale contratar os passeios com uma agência e planejar tudo com antecedência. Para a hospedagem, há opções de barcos-hotéis, pousadas pantaneiras e ainda as estruturas turísticas nas cidades que fazem parte do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá.

De Miranda, uma das portas de entrada para o Pantanal, são apenas 130 km até Bonito. Assim, os dois destinos podem – e devem – ser visitados em uma mesma viagem. Com uma profusão de nascentes, grutas, rios e cachoeiras, Bonito é exemplo de turismo sustentável. Os atrativos – a maioria em propriedades privadas – respeitam uma capacidade máxima de visitantes por dia, para evitar qualquer dano ao meio ambiente.

Para quem é admirador das maravilhas naturais, sem dúvida o Pantanal de Mato Grosso é o melhor lugar do mundo e a época do inverno, quando as chuvas dão uma trégua, é o melhor tempo para se curtir as delícias que somente aquela região pode oferecer. A paisagem tira o fôlego e a gastronomia local agrada qualquer paladar.

A fauna silvestre é a atração que mais fascina os visitantes. Mas existem muitas outras. A vegetação diversificada é uma delas. O Pantanal ocupa uma posição geográfica privilegiada no mapa, bem como no centro da América do Sul. É rodeado a oeste pelo chaco paraguaio e boliviano, ao norte pela Floresta Amazônica e ao sul e a leste pelo cerrado. Essa particularidade faz com que a natureza ali seja uma combinação de todos esses sistemas, com pinceladas da Mata Atlântica e até da caatinga nordestina. Mandacurus e juazeiros, plantas típicas do Nordeste, podem ser encontrados nos terrenos encharcados deste lugar.

Para receber todos esses visitantes, a região vem passando por uma transformação profunda. Fazendas estão sendo adaptadas para funcionar como pousadas e os peões pantaneiros estão recebendo instruções para se tornarem eficientes guias turísticos. Inúmeros encontros e seminários são frequentemente realizados para discutir como melhorar a infraestrutura para o turismo, bem como direcionar melhor os investimentos no setor.

A natureza deslumbrante proporcionada pela abundância de água cria um cenário em que o Ecoturismo é o futuro mais promissor para o Pantanal.

Fica no Pantanal uma estrada que vale conhecer, a Transpantaneira. Seus 147 quilômetros ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, em Mato Grosso. É a rodovia que tem mais pontes no mundo, 126, cada uma delas um mirante com vista para a fauna. É um gigantesco zoológico, em linha reta e a céu aberto.

As agências de viagens oferecem pacotes atrativos, com preços acessíveis, que incluem passagem aérea, hospedagem (às vezes com refeições incluídas), traslados e guia turístico. Por lá a vida corre num ritmo diferente, o ritmo ditado pelas chuvas e pelas vazantes. No Pantanal a natureza ainda consegue ditar as suas próprias regras, sem a interferência danosa do progresso. É bom aproveitar enquanto é possível. O espetáculo é único e inigualável.

Planeje sua viagem para o Pantanal e tenha férias inesquecíveis!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas