23 de junho | 2013

Aprendendo a fazer uma bela maquiagem em casa

Compartilhe:

O blush serve para dar vida ao rosto, iluminar o semblante. Assim, ele deve estar integrado ao visual e não destacar-se do contexto da maquiagem / GB Imagem

 

 

 

 

O sucesso da maquiagem depende também da escolha de produtos e pincéis de boa qualidade que não podem soltar fios e devem ter textura que não agrida a pele / GB Imagem

 

 

 

 

 

Sem dúvida alguma, a maquiagem é uma grande aliada da beleza e da feminilidade. É preciso ficar atenta a alguns detalhes como o jeito certo de aplicar o corretivo, a base, a sombra, o rímel e o batom, pois estes são essenciais para se obter uma maquiagem duradoura e harmoniosa. E tem ainda aqueles truquezinhos, alguns já meio antigos, mas que ainda fazem efeito. Aprenda com eles a ficar ainda mais bonita.

As rugas e as irregularidades da pele dificultam a maquiagem. Por isso, faça antes uma máscara de efeito lifting. Para isso existem produtos específicos, basta ler o rótulo, ou você pode optar por uma solução caseira que vai alisar a pele do rosto: dissolva um tablete de magnésia efervescente em uma colher de sopa de creme de leite. Passe no rosto, pescoço e colo, deixe 10 minutos e retire com água morna.

O corretivo é um poderoso aliado, ele disfarça manchas, espinhas, olheiras. Aplique nos lugares desejados e espalhe dando suaves batidinhas. É bom lembrar que o corretivo não disfarça as rugas, ao contrário, faz com que apareçam muito mais. Antes de aplicar corretivo nas olheiras ou bolsas, faça compressas de camomila para acalmar a irritação e diminuir o cansaço dos olhos.

Se você tem pele oleosa, controle a transpiração com compressas de água gelada no rosto antes de aplicar a base. O pó facial também ajuda a “enxugar” a pele.

A base indicada para as peles secas é a líquida com hidratante; para as oleosas, o pancake – base seca e compacta que se espalha com esponja úmida. Se usar o pancake, cuidado com o pó facial, pois pode marcar muito as linhas de expressão.

Uma base bem espalhada é garantia de pele suave e natural. Comece aplicando com uma esponja nas olheiras, depois vá em direção ao nariz, ao buço, ao queixo, às faces. Finalize a testa.

Se a roupa for decotada, não se esqueça de maquiar pescoço e colo; caso contrário, ficarão num tom diferente do da pele do rosto. Espalhe base e uma camada fina de pó facial.

Se as suas linhas de expressão são acentuadas, não carregue na base nem no pó facial. Além de marcar, deixam o semblante pesado.

Ao aplicar pó facial, passe o pincel pelo produto, dê uma batidinha no dorso da mão para retirar o excesso, e só então o leve à pele. Assim você evita a concentração de pó numa só região.

Passe o blush, mas só para realçar o colorido natural da pele e definir os ângulos da face.

Não espalhe a base com os dedos, pois a aplicação ficará disforme. O certo é usar uma esponjinha.

As mulheres com mais de 50 anos devem tomar cuidado para não exagerar demais na sombra: olhos carregados envelhecem. Aconselha-se esfumaçar bem os tons para as pálpebras não ficarem muito marcadas.

Se, com a transpiração, a maquiagem borrar sob os olhos, passe uma esponjinha com um pouco de pó, eliminando as imperfeições. E, se juntar secreção nos cantos internos dos olhos, não passe os dedos, retire com cotonete. Dica de ouro, lápis nas sobrancelhas dão um aspecto artificial. O lápis só deve ser usado para corrigir falhas.

Durante o dia uma camada de rímel é suficiente. À noite, vale caprichar no rímel.

As sombras claras em tons de bege, marfim e branco iluminam o olhar se aplicadas logo abaixo das sobrancelhas. Também ajudam na correção dos olhos, ampliando os pequenos ou espaçando os muito próximos.                                                               

O traço do delineador pode “endurecer” o olhar se a linha for muito grossa. Para obter um traço mais fino, basta manter o pincel reto. Quanto mais inclinado, mais espesso será o traço.

Quanto às sobrancelhas, o ideal é usar uma escovinha para ordenar os pelos e retirar o excesso de pó facial. Para garantir que ela fique arrumadinha, coloque nas cerdas spray fixador, o mesmo que você usa nos cabelos.

As sombras muito escuras, como o preto e o grafite, acentuam olhos fundos. Prefira os tons médios e claros. Um traço a lápis nas pálpebras superiores e inferiores, pelo lado de dentro dos cílios, ajuda a diminuir olhos grandes. Se aplicado somente nas pálpebras superiores e pelo lado de fora, aumenta os pequenos.

O batom aplicado diretamente sobre os lábios, além de ter sua cor alterada, não se distribui de maneira uniforme, espalhe-o sempre com pincel chato e estreito. Antes de aplicar o batom, reforce o contorno dos lábios com lápis no tom. O traço não deve ficar evidente, por isso esfumace-o com o pincel, em direção ao centro da boca.

O pó facial evita que o batom saia logo ou deixe marcas em copos. Basta aplicar o batom, retirar o excesso com lenço de papel, pincelar os lábios com pó e aplicar nova camada de batom. Um pouco de brilho no meio dos lábios inferiores deixa a boca mais volumosa e atraente.

Os lábios rachados não “seguram” o batom. Aplique gotinhas de azeite de oliva, depois de alguns segundos, passe um lenço de papel para retirar as pelezinhas. Para não ter esse problema de lábios rachados ou ressecados tenha o hábito de usar batom sempre ou mantenha os lábios lubrificados com manteiga de cacau. É bom lembrar que atualmente os batons são acrescidos de ingredientes anti-idades e de fator de proteção solar. Invista nisso.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas