10 de agosto | 2014

Aprenda como preparar melhor alguns alimentos

Compartilhe:

Erva-Doce

A erva-doce é uma hortaliça com um sabor delicado de aniz e que parece um pé de salsão muito fechado, com algumas folhas bem delicadas. Também é conhecido como funcho e pode ser encontrado fresco quase o ano inteiro. Ao comprar, escolha a erva-doce com talos brancos e sem manchas marrons.

Como preparar a erva-doce

Retire a base da erva-doce e corte em gomos ou prepare como o salsão. Cozinhe igual ao salsão ou sirva crua em saladas. A erva-doce combina muito bem com peixe, e é deliciosa com um molho de queijo, creme de leite ou de tomates.

 

Alcachofra

As partes comestíveis da alcachofra são a parte inferior das folhas e a parte central, chamada fundo. O talo também pode ser aproveitado. Ao comprar escolha as alcachofras de aparência fresca, sem folhas marrons nem murchas.

Como preparar a alcachofra

Retire o talo e corte a ponta das folhas com uma tesoura. Mergulhe-a numa panela com água fervente com sal e 1 colher (chá) de suco de limão para evitar que desbotem. Cozinhe por 20 minutos ou até que uma das folhas externas se solte com facilidade ao ser puxada.

Escorra as alcachofras muito bem e deixe que esfriem um pouco. Separe as folhas até achar a parte fibrosa rodeada de folhas roxas. As folhas roxas devem ser retiradas porque sua base fibrosa não é comestível.

Se for servi-las inteiras, quentes ou frias, retire a parte fibrosa com uma colher de chá. Na mesa, as folhas são tiradas uma a uma e mergulhadas em molho holandês ou vinagrete. As alcachofras também podem ser recheadas com carne moída.

Se quiser servir somente os fundos de alcachofra, retire as folhas e a parte fibrosa. Sirva-os quentes, refogados na manteiga ou frios com molho francês. .

 

Aspargos

Os aspargos em conservas são uma delícia, mas nada melhor que consumi-los fresquinhos. Os aspargos são classificados pela espessura, sendo que os mais grossos e brancos são os mais caros. São vendidos em maços. Os aspargos mais finos e de cor verde são os mais baratos. Escolha aspargos com pontas bem fechadas e talos de aparência fresca. Evite os aspargos com talos muito sujos, secos ou enrugados.

Como preparar os aspargos

Corte a parte dura e fibrosa dos talos e depois raspe  para retirar as escamas fibrosas. Amarre-os novamente em maços e coloque em pé numa panela funda com água suficiente para cozinhar apenas os talos, sem tocar as pontas que ficarão cozidas no vapor. Cozinhe durante uns 12 minutos, mas tenha o cuidado e de não cozinhar demais, para evitar que as pontas desmanchem. Escorra e sirva quente com manteiga derretida ou frio com molho vinagrete ou com maionese.

 

Brotos de bambu

São muito utilizados principalmente pela colônia japonesa. Os brotos de bambu têm uma textura durinha e um sabor levemente adocicado.

Como preparar os brotos de bambu

Pique-os ou corte-os em fatias. Refogue durante 1 a 2 minutos ou utilize cru em saladas.

 

Brotos de feijão

Os brotos recém-germinados do feijão Phaseolus aureus, antigamente utilizados apenas na culinária japonesa e chinesa, são hoje consumidos de diversas maneiras, principalmente em saladas. Os brotos de feijão frescos podem ser comprados em supermercados e feiras livres, mas também são vendidos em salmoura. São muito fáceis de cultivar em casa, num local escuro, sobre um pano úmido ou num pote de geleia com um pouco de água no fundo. Ao comprar, escolha os brotos durinhos, sem manchas marrons. Se estiverem embalados em sacos plásticos, evite os que estiverem suados.

Como preparar os brotos de feijão

Lave-os e seque bem, e depois refogue durante 1 ou 2 minutos, ou acrescente ainda crus em sopas e ensopados, no final do tempo de cozimento.

 

Salsão

Os pés de salsão frescos podem ser encontrados o ano inteiro. O salsão é muito utilizado na culinária, também é consumido em saladas, ou como entrada, acompanhado de diversos molhos. Ao comprar escolha os pés de salsão com talos lisos. Os pés de salsão podem ser brancos a verdes brilhantes, dependendo do método de cultivo.

Como preparar o salsão

Corte a base e apare os talos do salsão. Lave muito bem, usando uma escova dura, se necessário. Corte do tamanho desejado e cozinhe em caldo com cebolas ou em água fervente com sal. O salsão pode ser usado para preparar uma sopa deliciosa ou pode ser adicionado a ensopados. As folhas de salsão podem ser aproveitadas em saladas e sopas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas