07 de setembro | 2014

Aprenda a fazer um deliciosa polenta

Compartilhe:

Molho saudável

Misture iogurte natural com cebola ralada. Use esta mistura como acompanhamento para batatas assadas.

 

Sem segredo

Na hora de preparar polenta, misture o fubá com água fria e vá mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. Depois, mantenha no fogo por mais 40 minutos, no mínimo, mexendo de vez em quando. E faça assim mesmo, pois não tem nada pior do que polenta mal cozida.

 

Desenformando gelatina

Mergulhe a fôrma rapidamente em água fervente. E tem ainda outro jeito: ensope um pano de prato felpudo em água quente.  Torça bem e enrole a fôrma com a gelatina deixando assim durante aproximadamente 15 minutos. Desenforme a seguir dando uma rápida batida no fundo da fôrma.

 

Salada de lentilhas

Sobrou lentilha cozida? Escorra o caldo numa peneira, junte cebola e cheiro verde picado aos grãos e tempere como salada. Sirva com arroz branco.

 

Bolinho gostoso

Sobra de macarrão vira bolinho. Amasse o macarrão ou passe no processador, junte presunto picado, milho ou ervilha; cheiro verde; azeitonas; requeijão e queijo ralado; leite e amido de milho até formar um creme espesso. Coloque em forminhas untadas com óleo e leve para assar até ficarem douradinhos

 

Micro-ondas sem cheiro

Para tirar o cheiro dos alimentos do seu micro-ondas, ponha um litro e meio de água num refratário e junte meio limão. Leve ao forno em potência alta durante 3 minutos. Deixe o recipiente esfriar no micro-ondas. Depois, passe um pano úmido por dentro dele.

 

O lado certo

Quando usar papel alumínio no forno ou grelha, o lado fosco deve ficar para fora e o brilhante em contato com o alimento. A explicação é que o lado brilhante reflete o calor que ficará concentrado no alimento.

 

Frutas secas

Quando for adicionar frutas secas às massas e outras preparações, deixa-as numa peneira sobre o vapor de água fervente. Elas ficarão bem mais saborosas.

 

Camarão lisinho

Nem sempre é fácil tirar a casca do camarão. Para facilitar, despeje água fervente e suco de limão ou vinagre, deixando-os de molho durante alguns minutos.

 

Facilitando as coisas

A técnica de congelar alimentos revolucionou a vida; facilita principalmente para quem acumula a tarefa de trabalhar fora de casa e ainda cuidar das refeições da família. É possível congelar inclusive massa ou pães prontos. Por exemplo, o pão francês fresquinho pode ser embalado em sacos plásticos, extraído o ar e depois guardado no freezer. Depois, deixar descongelar em temperatura ambiente ou no forno, envolto em papel alumínio. O pão de forma pode ser fracionado em porções individuais e proceder igual ao pão francês. Já o pão doce com recheio de creme não dá para congelar. O bolo se presta ao congelamento sem problemas e pode ser guardado no freezer em fôrmas aluminizadas.

 

Cuidado com o sal

Se a intenção é preparar alguma receita para congelar, cuidado com os temperos, pois o congelamento acentua o sabor final.

 

É bom saber

Uma colher de chá de gelatina em pó equivale a uma folha do mesmo produto.

 

Grudado I

Os biscoitos ficaram grudados na assadeira, coloque a forma diretamente sobre a chama do fogão. Soltarão rapidinho.

 

Grudado II

É comum o bolo grudar no prato no qual foi desenformado. Para evitar isso, polvilhe açúcar de confeiteiro no prato em que pretende colocar o bolo.

 

Bolo crespinho

Experimente polvilhar a assadeira com aveia ou farelo de trigo na hora de untar. O seu bolo vai ficar com sabor bem especial

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas