27 de maio | 2012

Aparência rejuvenescida eleva a autoestima

Compartilhe:

Entendendo que o envelhecimento é um processo natural, é mais fácil adotar uma postura de otimismo diante da vida. Cultivar hábitos saudáveis, tais como ter amigos, por exemplo, é o primeiro passo para se conseguir a eterna juventude / GB Imagem

Pele lisa e sem manchas pode ser mais simples do que parece. É preciso ter disciplina no uso de proteção contra os efeitos nocivos do sol e de produtos específicos / GB Imagem

 

Envelhecer faz parte do processo da vida. É algo natural, imutável e irreversível, mas os seus efeitos podem ser amenizados.

O primeiro passo para rejuvenescer é assumir esta verdade e a partir disso, adotar uma postura positiva e de bom-humor diante da natureza. Entender que cada fase da vida tem a sua própria beleza é o grande segredo.

Os cuidados começam ao nascer, primeiro com a higiene e logo depois com os raios de sol. Na medida em que o bebê cresce, intensificam os cuidados, entra em cena o protetor solar, shampoos, condicionadores e colônias, tanto para as meninas como para os meninos. Quando as meninas estão crescendo, elas tomam gosto pelo gloss, esmaltes, presilhinhas, pulseiras, sombras, lápis, enfim, entram no mundo da maquiagem. E é aí que deve começar a preocupação com o envelhecimento e a boa forma física, cultivando hábitos alimentares saudáveis, tomando gosto pelas atividades físicas e, principalmente, protegendo a pele dos raios de sol. De novo, lembrando que o envelhecimento acontecerá mesmo assim, mas com tais cuidados seus efeitos demorarão mais a aparecer.

O envelhecimento cutâneo é um processo natural, entretanto, é possível manter uma aparência mais jovem do que a idade cronológica, quando a pessoa se cuida e utiliza os recursos cosméticos e tecnológicos. Na medida certa, com o acompanhamento de um médico – dermatologista ou cirurgião plástico – um tratamento de rejuvenescimento eleva a autoestima, a confiança, entre outros aspectos emocionais. Hoje, uma das formas de amenizar as rugas é com preenchimento à base de ácido hialurônico, que melhora a beleza da pele, tratando as rugas, recuperando o volume e o contorno facial. Mas, quando elas já estão instaladas, é preciso saber que a forma de abordagem, o procedimento e o tipo de ácido a ser aplicado deve ser escolhido levando-se em consideração a profundidade, sua origem e localização.   

As rugas surgem devido à perda de firmeza, derivada da diminuição do colágeno. Isso ocorre naturalmente com o avançar da idade, mas pode ser acentuado ou antecipado por outros fatores, sendo o principal a exposição excessiva à luz solar, por isso o uso de filtro solar é muito importante, principalmente como prevenção. As rugas comumente surgem na testa, ao redor dos olhos e no sulco nasolabial, ou seja, na linha que vai da lateral do nariz ao canto da boca.

Uma vez que as rugas já estão estabelecidas, é necessário recorrer aos produtos que tenham a capacidade de hidratar e estimular o colágeno, como ácido retinóico, glicólico ou lático. Para os casos mais avançados, entra em ação a toxina botulínica e os preenchedores à base de ácido hialurônico, além de outras “armas” como a Luz Intensa Pulsada, lasers e peelings, os quais devem ser usados por profissionais da área.

Falando do ácido hialurônico, ele se tornou o queridinho nos consultórios dos dermatologistas quando o assunto é o preenchimento de rugas e marcas de expressão. Assim, fica decretado o fim do “bigode chinês”.

Atualmente, a indústria cosmética tem aperfeiçoado os seus produtos e já é possível encontrar ácido hialurônico com texturas ideais para cada caso. Por exemplo, quanto mais viscosa a substância, maior será a sua capacidade de repor o volume perdido, é isso que explicam os especialistas nestes procedimentos.

Outro tratamento procurado é para se livrar as marcas de expressão, aquelas que se formam de acordo com a movimentação da musculatura do rosto. Nestes casos, os peelings químicos – o tempo frio é o ideal para fazê-los – e o tratamento com Luz Intensa Pulsada e Radiofrequência costumam potencializar os resultados. Quer dizer, os tratamentos podem ser combinados, principalmente se a pele apresentar manchas, por exemplo, ou estiver desidratada. Assim, melhora-se as condições gerais da pele e depois faz-se o preenchimento.

Uma pergunta que não cala é quanto demora para aparecer os bons resultados do preenchimento com ácido hialurônico e a resposta dos médicos é que, geralmente, demora de 2 a 3 semanas.

Depois do procedimento, é preciso manter cuidados diários, os quais serão recomendados pelo médico, de acordo com a necessidade individual.

Gostou da possibilidade de se livrar das rugas e marcas no rosto? Fale com o seu dermatologista e invista em produtos e procedimentos que realmente funcionarão. Cuidado com a propaganda enganosa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas