02 de novembro | 2014

“Alto Astral” promete ser uma comédia romântica

Compartilhe:

Em “Alto Astral” Nathália Dill será Laura, uma mulher cujo rosto Caíque (Sérgio Guinzé) desenhava desde pequeno, sem nunca tê-la visto e sem saber o  por quê / João Miguel Jr-RG

Na nova novela das sete, Sérgio Guinzé interpretará o médico Caíque, que desde sua infância vivencia experiências sobrenaturais que o colocam em situações inusitadas e, muitas vezes, até cômicas / Pedro Paulo Figueiredo-RG

 

 

Com certeza “Geração Brasil” não caiu no gosto popular, mas “Alto Astral” promete mudar esta situação, na faixa de horário das 19 horas, na tela da Globo. A nova trama de Daniel Ortiz será uma comédia romântica e leve. A novela que é baseada na sinopse de Andrea Maltarolli costura uma trama de encontros e reencontros desta e de outras vidas, segredos de pessoas acima de qualquer suspeita e mistérios instigantes. A direção geral ficou por conta do competentíssimo Jorge Fernando e supervisão de texto ficou à cargo de Silvio de Abreu.

“Alto Astral” tem como tema central a história de amor entre Caíque (Sérgio Guizé) e Laura (Nathalia Dill). Por algum motivo que a razão desconhece, Caíque desenha incansavelmente, há anos, o rosto de uma mulher sem saber o por quê. Ele, que desde a infância vivencia experiências sobrenaturais, sempre relutou a essa situação e, para não se expor, esconde esses desenhos de todos para esquivar-se de maiores questionamentos. Anos mais tarde, ao voltar de uma longa viagem para fora do Brasil, o destino se encarrega de colocá-lo frente a frente com aquele rosto que até então era apenas a face de uma desconhecida. Caíque e Laura são tomados imediatamente por um sentimento arrebatador e por uma sensação de pertencimento inexplicável. Tudo se encaixa e ele tem certeza que esta é a mulher da sua vida.

Seria perfeito não fosse Laura estar prestes a se casar com Marcos (Thiago Lacerda), irmão de Caíque. Ambos são filhos adotivos de Maria Inês (Christiane Torloni) sendo que Marcos sempre nutriu uma intensa rivalidade pelo irmão. Os dois são médicos e herdeiros de um grande hospital. Marcos é um renomado cirurgião, e Caíque clínico geral que, mesmo tendo pavor de sangue, é capaz de realizar, com sucesso, operações e procedimentos médicos muito delicados e em condições extremas onde faltam todos os recursos. O que Marcos abomina, já que considera o irmão um irresponsável.

O que quase ninguém sabe é que Caíque recebe, contra a sua vontade, a orientação de um guia chamado Castilho (Marcelo Médici), o espírito de um médico que tem uma missão do passado para resgatar. “Caíque muitas vezes não distingue esses espíritos das pessoas vivas. Em diversas situações,  quem o vê de fora pensa que ele está falando sozinho, e isso traz uma série de conflitos para o rapaz, mas, ao mesmo tempo, é muito engraçado", completa Silvio de Abreu. Quando Caíque menos espera, lá está o Dr. Castilho sentado à mesa de seu consultório para uma prosa. E se a conversa esquenta e ele se vê contrariado, não pensa duas vezes: atravessa portas e paredes e desaparece, deixando o pobre mortal a ver navios.

Assim como Caíque, Samantha (Claudia Raia) também tem poderes paranormais. Mas, ao contrário dele que resiste a esta condição, ela não poupa esforços para chamar atenção e conquistar prestígio através dessa sua sensibilidade especial que com o tempo vai enfraquecendo. "A Samantha é meio trambiqueira, ouve uma voz que antecipa fatos que ainda vão acontecer. Mas ela faz um mau uso desses poderes e por isso acaba perdendo essa habilidade. A paranormal é capaz das coisas mais inusitadas e acaba se metendo em situações engraçadas para recuperar seus poderes", conta Daniel Ortiz.  

Samantha forja desastres e até derruba uma ponte para poder chamar atenção. Como isso não está lhe rendendo a repercussão que deseja, ela vê em Caíque a solução dos seus problemas. Além de apaixonada pelo médico, a trambiqueira sabe que ele também tem poderes sobrenaturais e tem certeza de que os dois foram escolhidos pelo universo e, juntos, farão fama e dinheiro.

A trama de “Alto Astral” se passará na fictícia Nova Alvorada, uma cidade do interior. As paisagens de Poços de Caldas em Minas Gerais foram fonte de inspiração para a cenografia e produção de arte. Vários pontos da cidade mineira serviram como locação: o tradicional cassino, as thermas, praças, paisagens naturais etc.

Poços de Caldas conserva construções tradicionais em meio à modernidade. “Partimos desse princípio para criar a casa da Laura (Nathalia Dill), que é plana, com um andar apenas, tem portas de ferro com vidro. Mas com a visão moderna de usar elementos antigos de forma charmosa. Esse conceito combina com o perfil de uma mulher jovem e antenada como ela”, explica Eliane Heringer que, ao lado de José Claudio Ferreira, assina a cenografia da novela.  

Tanto a cenografia quanto a produção de arte são norteados pelo realismo. Todos os objetos em cena são funcionais e se adequam à personalidade de casa personagem. A decoração da casa de Laura, por exemplo, foi inspirada no jeito de ser da protagonista. “Ela é romântica e toda a casa tem a interferência da personalidade dela. Nossa intenção é mostrar que tudo o que está no cenário tem uma razão para estar ali. Isso transmite mais verdade”, reforça Silvana Estrella, diretora de arte.

Apesar de “Alto Astral” ser ambientada nos dias atuais, os cenógrafos se inspiraram  na arquitetura dos anos 50 para criar as casas de alguns personagens que vivem em Nova Alvorada. 

Para a criação dos ambientes do Hospital Bittencourt, onde se passa grande parte da trama, a mistura do clássico com o moderno também é utilizada. Ainda em relação ao hospital, a produção de arte fez uma pesquisa intensa para criar essa ambientação.  Além de ser um cenário onde se passam muitas cenas da trama, o local utilizado para as gravações em Poços de Caldas funcionava como thermas.

Na cidade cenográfica, o ponto de partida foi retratar uma cidade de interior próspera, também oscilando entre modernidade e tradição. “Em Poços de Caldas observamos os detalhes do comércio, as luminárias, sinalizações e até as lixeiras de rua trazendo esse clima para a cidade cenográfica”, conta o cenógrafo José Claudio. O maior desafio, no entanto, foi construir o clube da trama. “Só não fizemos as piscinas porque seria bem complicado, mas criamos tudo o que tem em um clube, até um lago, aproveitando o máximo das árvores e da nossa geografia local. Achamos que o volume de cenas nesse cenário justifica as gravações na cidade cenográfica”, ressalta José Claudio.

As armações de Samantha, as trapalhadas dos espíritos, a força do destino na realização do amor de Laura e Caíque e os pequenos e grandes segredos que rondam a vida dos vários personagens de “Alto Astral” estarão nas telas da TV a partir desta segunda-feira, quando a Globo estreia a novela. Agora resta saber se vai agradar aos telespectadores!

 

Quem é Quem?! 

Carlos Henrique Bittencourt, Caíque (Sérgio Guizé): Clínico geral, filho adotivo de Maria Inês (Christiane Torloni), irmão mais novo de Marcos (Thiago Lacerda). Conversa com espíritos e por isso é considerado maluco pelo irmão, que o rejeita desde a infância. 

Marcos Bittencourt (Thiago Lacerda): Cirurgião, filho adotivo de Maria Inês (Christiane Torloni), irmão mais velho de Caíque (Sérgio Guizé), de quem sente inveja e despeito. De personalidade estranha, tem dois sapos como bichos de estimação. 

Maria Inês Pereira Bittencourt (Christiane Torloni): Mãe adotiva de Caíque (Sérgio Guizé) e Marcos (Thiago Lacerda). Carinhosa, faz de tudo para que os dois filhos se deem bem.   

Laura Martins (Nathalia Dill): Jornalista, neta de Vicente (Otavio Augusto) e irmã de Bia (Raquel Fabbri) e Gustavo (Guilherme Leicam). Cuida e sustenta sua família após a morte do pai e da madrasta.   

Bia Martins (Raquel Fabbri): Irmã de Laura (Nathalia Dill) e Gustavo (Guilherme Leicam), neta de Vicente (Otavio Augusto). Sofre por ser gordinha.

Gustavo Martins (Guilherme Leicam): Irmão de Laura (Nathalia Dill) e Bia (Raquel Fabbri), neto de Vicente (Otavio Augusto). É um rapaz ambicioso e problemático.

Vicente Martins (Otavio Augusto): Avô de Laura (Nathalia Dill), Bia (Raquel Fabbri) e Gustavo (Guilherme Leicam). É protetor da família e leva uma vida simples, mas quando pode cultiva hábitos caros.  

Manoel Pereira (Leopoldo Pacheco): Irmão de Maria Inês (Christiane Torloni), marido de Tina (Elizabeth Savalla), pai de Israel (Kayky Brito), Itália (Sabrina Petraglia), Afeganistão (Gabriel Godoy) e Bélgica (Giovanna Lancellotti). Muito pão-duro, controla tudo o que a família gasta. É dono da lanchonete do Clube Lagoa.

Tina Pereira (Elizabeth Savalla): Mulher de Manoel (Leopoldo Pacheco) e mãe de criação dos quatro filhos dele. Dona de casa dedicada e alegre.   

Israel (Kayky Brito): Médico anestesista, filho de Manoel (Leopoldo Pacheco). Não se conforma em ter pouco espaço em casa e é frustrado por ter que fazer serviços gerais para o primo Marcos (Thiago Lacerda) no hospital. Luta para se livrar da dependência em medicamentos.        

Samantha Santana (Claudia Raia): Paranormal trambiqueira, tenta tirar vantagens de seus poderes. Gosta da fama e do prestígio que os poderes lhe dão. 

Dr. Castilho (Marcelo Médici): Médico cirurgião,faz operações através de Caíque (Sérgio Guizé). Com esse propósito, Castilho sempre esteve perto de Caíque, ajudando-o. Uma espécie de anjo da guarda, que o livrou de poucas e boas.

Bella (Nathalia Costa): Uma espécie de cupido na vida de Caíque (Sérgio Guizé) e Laura (Nathalia Dill). É uma menina muito mais madura do que sua jovem aparência faz supor.

A voz (Simone Guttierrez): Espírito brincalhão e  zombeteiro.

Meire Rosas (Débora Olivieri): Mãe de Ana Dirce (Marianna Armellini), é rígida. Morreu no mesmo acidente que a filha. 

Ana Dirce (Marianna Armellini): Filha de Meire (Débora Olivieri). Não tem consciência de que morreu e continua com sua vida corriqueira dos anos 30.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas