09 de fevereiro | 2015
Adubo: Casca de ovo vira adubo.
Sobrou queijo
Aproveitas essas sobras. Experimente cortar o queijo duro, que também pode ser provolone, ementhal, gouda ou cheddar, em cubos de 2 centímetros. Passe-os na farinha de trigo, no ovo batido na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até que fiquem douradinhos. Escorra em papel absorvente. Mantenha aquecido até a hora de servir.
Adubo
Casca de ovo vira adubo. Seque-as bem e bata no liquidificador: serve para afiar as lâminas e, sendo rico em cálcio, o pó obtido é ótimo adubo para as plantas.
Leve
Para que o bolo fique mais leve e com textura fina, asse a massa imediatamente após prepará-la. Use sempre forno preaquecido. Fica muito melhor se for assado bem no centro do forno.
Os recheios e os cremes
Antes de cortar bolos ou tortas com recheios cremosos, mergulhe a faca num recipiente com água quente. Limpe a faca e molhe-a a cada corte. Assim os pedaços não se quebram, ficando com melhor aparência na hora de servir.
Como usar cada tipo de tempero
Flores, talos e folhas devem ser acrescentados aos pratos ao final do cozimento para que não percam o gosto. As ervas secas podem ser colocadas cinco a dez minutos antes de finalizar o prato para que absorvam os líquidos e liberem suas propriedades. As sementes e raízes, colocar desde o início do preparo para que cozinhem bem.
Chega de baba
Para o quiabo não ficar com baba, basta lavar os legumes inteiros, enxugá-los bem e depois cortá-los conforme o modo de preparo desejado.
Conheça os pontos de calda de açúcar
Ponto pérola é quando a calda escorre da colher formando uma gota que lembra pérola; ponto de bala mole, a bola formada entre os dedos não mantém a forma; fio forte, entre os dedos, a calda morna forma um fio mais resistente à quebra; fio fraco, ao colocar um pouco de calda morna entre os dedos, o fio se quebra com facilidade; ponto de bala dura é quando a bola de calda morna mantém o formato entre os dedos.
Velas
Para que as velas durem mais, coloque-as um tempo dentro do congelador. Elas queimarão mais lentamente e de maneira uniforme.
Esmalte de unha
Para amaciá-los coloque o vidrinho de esmalte em água quente para devolver sua consistência. Repita quantas vezes necessárias. Guarde os esmaltes na geladeira para evitar seu espessamento.
Use a casca
Se um pouco de gema cair junto com a clara do ovo, retire com um pedaço da própria casca do ovo, usando como uma concha. A casca atrai a gema como se fosse um imã.
Forre com papel
Para evitar que as massas em geral grudem na fôrma, forre-as com papel-manteiga. Se a massa for muito consistente, polvilhe a fôrma com farinha de trigo para que o excesso de margarina da massa seja absorvido.
Como forrar uma fôrma redonda
Dobre a folha de papel manteiga em quatro e depois em oito para formar um triângulo. Coloque o bico do triângulo no centro da fôrma e corte o excesso do papel. Unte a fôrma com 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Desdobre o papel e forre a fôrma, pressionando-o. Unte o papel e as bordas. Se a receita pedir, polvilhe com 3 colheres de sopa de farinha de trigo, sacudindo a fôrma para recobri-la totalmente.
Farinha no mel
Antes de dosar mel ou melado, passe farinha de trigo por dentro do copo, ou xícara, que servirá de medida.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!