09 de dezembro | 2014

A maior Árvore de Natal flutuante do mundo é brasileira

Compartilhe:

1) A maior Árvore de Natal flutuante do mundo é brasileira e fica na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro / Guto Costa

 

2) Os jogos de luz da Árvore começam com as “estrelas”. Uma base azul destaca as cadentes e diversas outras, de diferentes tamanhos, formas e intensidades / Guto Costa

 

3) Imponente, o “sol” surge com seus raios que iluminam a Árvore em tons alaranjados que variam em um lindo dégradé / Guto Costa

 

4) Nuvens anunciam a chegada da escuridão da noite, logo abrilhantada pela “lua” e suas fases / Guto Costa

 

5) A luz natural dá lugar à artificial, criada pelo homem, com a representação de janelas. De formatos e tamanhos diversos, elas iluminam os lares das famílias / Guto Costa

 

6) Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas pesa 542 toneladas. E a estrutura foi montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas – interligados por vigas / Guto Costa

 

Viajar para o Rio de Janeiro sempre é inesquecível, e na época do Natal, o turista tem um motivo extra para conhecer a Cidade Maravilhosa. O motivo é grandioso, trata-se da a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o livro dos recordes. É um surpreendente espetáculo de luz, cores e sons para ficar na eternamente na memória.

Com o objetivo de celebrar a magia e o romantismo típicos dos festejos natalinos, este ano a 19ª edição tem como tema “Um Natal de Luz”. A árvore gigante está localizada no Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas e a entrada é franca.

A Árvore de Natal, que é patrocinada por uma famosa empresa de seguros, já se tornou um dos marcos do início das comemorações de fim de ano e é um dos três maiores eventos do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Réveillon, sendo referência internacional de Natal.

Neste ano, a Árvore leva aos seus espectadores uma reflexão poética sobre a importância do elemento LUZ na vida das pessoas. Os jogos de luz começam com as “estrelas”. Uma base azul destaca as cadentes e diversas outras, de diferentes tamanhos, formas e intensidades, que brilham na noite até que a cenografia culmine no crepúsculo para um novo dia. Imponente, o “sol”, a estrela dos dias, surge com seus raios que iluminam a Árvore em tons alaranjados que variam em um lindo dégradé no decorrer do dia, até que se põe no horizonte formado na base da Árvore, num grandioso entardecer multicolorido. Nuvens anunciam a chegada da escuridão da noite, logo abrilhantada pela “lua” e suas fases – nova, crescente, cheia e minguante – numa explosão de azuis e roxos, de intenso brilho. Em seguida, a luz natural dá lugar à artificial, criada pelo homem, com a representação de janelas. De formatos e tamanhos diversos, elas iluminam os lares das famílias, enfeitados por “velas”, pisca-piscas e adornos verdes e dourados para celebrar a chegada de “Um Natal de Luz”.

Assinada por Abel Gomes, a cenografia da edição 2014 da Árvore de Natal é composta por 3,1 milhões de micro lâmpadas; 24 quilômetros de estrutura tubular; 2.150 estrobos, responsáveis pelo efeito de estrelas brilhando; e 120 quilômetros de mangueiras luminosas.

A Árvore de Natal é acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 02h00; às sextas e aos sábados, o horário se estende até as 03h00. A maior Árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição.

Cada edição da Árvore de Natal envolve várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem – que exigem diferentes equipes. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto. A megaestrutura da edição 2014 começou a ser montada em 29 de setembro, com a chegada das vigas metálicas que compõem o arranjo naval para sustentação da estrutura da Árvore.

Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas pesa 542 toneladas. E a estrutura foi montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas –

interligados por vigas.

Um carrilhão eletrônico importado da Itália – semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano – reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez. O sistema permite a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na programação está prevista a execução de composições natalinas, além da música-tema da Árvore de Natal composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Vale à pena passar suas férias de final de ano no Rio de Janeiro. Além das belas praias e do sol escaldante; dos famosos pontos turísticos e das magnificas paisagens, você vai se emocionar com a beleza da maior árvore de natal flutuante do mundo. Um passeio para ser feito com toda a família e quem sabe e, se seu bolso permitir, estenda suas férias até o ano novo para curtir o famoso Réveillon de Copacabana. Não demore muito para decidir, nesta época do ano o Rio de Janeiro fica lotado de turistas dos quatro cantos do mundo, mas se você tiver sorte e não for muito exigente, com certeza vai encontrar um pacote turístico que inclua hospedagem, alimentação, traslado e guias turísticos. E se for mais corajoso, pode ir por conta própria, o importante é curtir todas as “maravilhas” que a Cidade Maravilhosa oferece.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas