27 de julho | 2014

A escova de cabelo limpa é essencial

Compartilhe:

Escovar os cabelos regularmente deixa os cabelos sedosos, mas é preciso cuidar da higiene das escovas em cujas cerdas se acumulam não somente fios de cabelos, mas partículas de poeira, sebo do couro cabeludo e células mortas / GB Imagem

 


No mercado existem inúmeras marcas de escovas para cabelo de excelentes marcas. Fique de olho na qualidade do material e escolha o tipo certo para seu cabelo. Procure orientação de profissional nesta área, caso você tenha dúvidas / GB Imagem

 

 

Assim como cuidamos da higiene do nosso corpo, assim também deve ser com os nossos “instrumentos de beleza”, tais como escovas de cabelo, pentes, pincéis de maquiagem e esponjas. Eles precisam de higienização constante e não é demais recomendar que cada membro da família deveria ter seus “instrumentos de beleza” individuais.

As escovas de cabelo podem se tornar nojentas se não receberem o cuidado adequado. A limpeza das cerdas é essencial, pois aumenta a vida útil do produto, além de evitar doenças que atacam o couro cabeludo.

É comum acumular umidade entre as cerdas e os especialistas no assunto afirmam que por isso a higienização se torna ainda mais necessária, pois evita a transmissão de doenças como micose e a pediculose, conhecida como piolho, além de caspas.

Há dois procedimentos para assepsia que são rápidos e simples. O primeiro consiste em retirar os fios presos, após o uso, com o auxílio do cabo de um pente. Muitas pessoas têm o hábito passar o pente na escova, mas ao contrário do que se pensa, esta técnica é extremamente prejudicial, pois acarreta o amolecimento das cerdas, além de danificar os dentes do pente.

A segunda forma é a lavagem do produto, mas com alguns cuidados para não estragá-lo. Com o auxílio de sabão neutro e água corrente, deve-se esfregar a base por alguns minutos. Se a sujeira estiver impregnada, o ideal é colocá-lo de molho em uma bacia com água de 30 minutos à uma hora. A secagem deve ser natural. É aconselhável não utilizar o secador ou a estufa para acelerar o processo, pois isso compromete a qualidade e função da escova.

Exceto a do tipo almofadada, que não pode ser molhada, todos os outros tipos devem passar pela higienização. As que possuem a base ou sua maior parte em madeira podem ser lavadas por inteira, uma vez que esta matéria-prima recebe tratamento para suportar tal procedimento. Neste caso, a lavagem deve ser feita com a ajuda de uma esponja flexível, para que o material não estrague na hora de esfregar.

Cuidado redobrado com as escovas metálicas – ionizadas, por exemplo – que devem ser totalmente enxugadas com o auxílio de um pano limpo, evitando a oxidação. 

Os modelos em plástico, com revestimentos sofisticados ou materiais derivados da porcelana, que geralmente são pintados, também precisam de tratamento especial, pois podem perder sua cor ou até mesmo suas funções. A higienização deve ser feita apenas com o auxílio de um pano úmido com água e sabão neutro. Se as fileiras forem estreitas, o que dificulta a limpeza, o ideal é usar um pedaço de algodão.

A periodicidade da lavagem é de uma vez por mês, no mínimo. Salões de cabeleireiros podem seguir as dicas da COVISA – Coordenação de Vigilância em Saúde – que possui uma cartilha que explica como as escovas de cabelo devem ser tratadas na hora da limpeza.

Nunca é demais lembrar que para garantir a beleza dos fios é necessário escolher a escova certa. Por exemplo, existem escovas específicas para pentear fios molhados e escovas que servem para modelar os cabelos.

E falando em higienização de “instrumentos de beleza”, não podemos esquecer dos pincéis e esponjas de maquiagem, que não deveriam ser partilhados com ninguém, ninguém mesmo. Eles também acumulam umidade nas cerdas e por isso não se recomenda guarda-los no banheiro; devem ser mantidos em gavetas livres de umidade e lavados periodicamente.

Existem produtos específicos para este tipo de higienização, mas um bom xampu de bebê cumpre bem esta tarefa. Numa vasilha com água morna, dilua o xampu e lave os pincéis um a um, separadamente. Enxague para retirar os resíduos do sabão e deixe secar naturalmente.  Caso tenha pressa, use o secador morno e direcionado na direção das cerdas e longe delas para não deformar o pincel. Os pentes também podem ser lavados dessa maneira.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas