29 de janeiro | 2023

Bolo Fácil

Compartilhe:

Bolo é uma iguaria, uma unanimidade nacional! Vai muitíssimo bem no café da manhã ou no café da tarde. E no aperto, até mesmo na hora da refeição principal, uma boa fatia de bolo cai bem! / GB Imagem

Bolo Fácil

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 colheres (sopa) de margarina sem sal; 3 ovos; 1 xícara (chá) de leite; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó. Preparo: Não use batedeira, bata com colher de pau.  Misture o açúcar com a margarina até ficar bem homogêneo, adicione os ovos inteiros, um a um, batendo sempre a cada adição. Alternadamente, vá juntando a esta mistura, o leite e a farinha, aos poucos, batendo sempre. Por último, acrescente o fermento em pó. Separe um pouco da massa em uma tigela e acrescente o chocolate em pó. Unte uma forma (redonda de buraco no meio) com margarina e polvilhe com farinha de trigo, despeje metade da massa branca, por cima coloque a massa com chocolate e finalize com massa branca. Leve a assar em forno preaquecido (180º)e asse até ficar dourado. Dica: Use os ingredientes à temperatura ambiente.  Desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro e coco. Variação: Experimente colocar fatias de banana ou de maçã sobre a massa antes de levar ao forno. Neste caso, não use chocolate e coloque em assadeira.

 

 

A Torta Prática de Chocolate pode ser preparada com antecedência, além de ser uma opção saborosa e geralmente muito apreciada / GB Imagem

Torta Prática de Chocolate

Ingredientes: Massa: 3 xícaras de chocolate em pó; 1/2 xícara de manteiga ou margarina (mais o necessário para untar); 3 ovos; 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de farinha de trigo (mais o necessário para polvilhar a fôrma); 2 colheres (chá) de fermento em pó; 1 pitada de sal. Cobertura: 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 lata de leite condensado; 1 colher (chá) de leite; 1 colher (chá) de manteiga ou margarina. Decoração: raspas de chocolate a gosto. Preparo: Bata a manteiga com as gemas e o açúcar. Acrescente a farinha de trigo, o chocolate, o fermento em pó e o sal peneirado. Junte o leite e misture bem. Bata as claras em neve e adicione à massa. Despeje a massa em uma fôrma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio (180º) preaquecido e asse durante aproximadamente de 35 minutos. Enquanto assa a torta, prepare a cobertura levando ao fogo baixo os ingredientes bem misturados. Mexa sempre até ferver. Cozinhe por uns 3 minutos e retire do fogo. Desenforme a torta, espalhe a cobertura por cima e dos lados. Se preferir, corte em pedaços quadrados e depois espalhe a cobertura; vai ficar uma delícia.

 

Tulipa de Panela de Pressão

Ingredientes: 1 quilo tulipas de frango; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto; açafrão a gosto; 1/2 limão espremido; farinha de trigo; óleo para fritar. Preparo: Lave bem as tulipas de frango e tempere com o sal, a pimenta, o açafrão e o caldo do limão. Deixe marinar nesse tempero durante 1 hora. Escorra o tempero e passe as tulipas, uma a uma, farinha de trigo. Coloque o óleo para esquentar na panela de pressão. Quando estiver quente, coloque as tulipas, e feche a panela de pressão sem o pino. Deixar fritar durante 10 minutos, e abra a panela. Vire as tulipas e feche a panela novamente sem o pino por mais 10 minutos, ou até que estejam douradinhas. Escorra em papel toalha; sirva a seguir acompanhado de salada de alface. Dica: Manuseie a panela de pressão com cuidado.

 

Salada de Verduras e Flores

Ingredientes: 4 xícaras (chá) de folhas verdes variadas (alface, rúcula etc); 1 tomate fatiado; ½ xícara (chá) de champignon fatiados; 1 abobrinha pequena fatiada e cozida no vapor; 1 xícara (chá) flores comestíveis. Molho: 1 xícara (chá) de azeite; 1/2 xícara (chá) de salsa bem picada; 6 colheres (sopa) de suco de limão; 3 colheres (sopa) de cebola ralada; 1 1/2 colher (sopa) de alcaparras. Preparo: Numa saladeira, arrume as folhas e decore com as flores. Sirva com o molho. Molho: Em uma molheira, misture bem todos os ingredientes e reserve. Importante: As flores devem ser aquelas cultivadas para alimentação.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas