25 de novembro | 2012

26 de novembro de 2003

Compartilhe:

O Concorde foi um dos dois aviões supersônicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de quase 2600km/h, chegando a 17700 metros de altura. Os voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Foi operado apenas pela Air France e British Airways.

No final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.

Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 60 aeronaves.

Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais como ruído e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde. Apenas 20 Concordes foram produzidos e hoje 18 das 20 aeronaves produzidas estão em museus.

O Concorde gasta uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido. Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e os voos do Concorde tornaram-se economicamente inviáveis. O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.

Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). Voar no Concorde era uma experiência única.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Bridgetown, Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Singapura, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se (com perda total) por causa de uma peça de um DC-10 da Continental Airlines que estava no meio da pista e havia decolado 5 minutos antes do Concorde, causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram encerrar os voos comerciais do Concorde.

DATAS 

25/11

– Dia Internacional do Doador de Sangue

 

26/11

– Nomeação por D. Pedro I do Conselho de Estado para elaboração da primeira constituição (1823)

– Dia do Ministério Público

– O Concorde é retirado dos voos comerciais (2003)

 

27/11

– Capitulação dos Franceses no Maranhão (1614)

– Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

– Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

 

28/11

– Dia da Independência da Albânia

– Dia Mundial de Ação de Graças  

– Dia do Soldado Desconhecido

– Morte do escritor Manuel Antônio de Almeida (1861)

 

29/11

– Dia Internacional da Solidariedade dos Povos Palestinos

– Inauguração da primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de janeiro (1877)

– Morre o “Beatle” George Harrison (2001)

 

30/11

– Dia do Estatuto da Terra

– Dia do Síndico

– Dia do Teólogo

 

01/12

– Criação da Imperial Guarda de Honra (1822)

– Criação do Gabinete Civil (1938)

– Criação do Gabinete Militar (1938)

– Dia do Casal

– Dia do Imigrante

– Dia do Numismata

– Dia do Tratado de Santo Idelfonso (1777)

– Dia internacional da Luta conta a AIDS

– Instituição da Ordem Imperial do Cruzeiro (1822)

– Libertação de Portugal, consequentemente do Brasil, do julgo espanhol (1640)

– Sagração e coroação de D. Pedro I (1822)

– Publicação do Código de Menores – 1926

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas